sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Relatório de Eficiência Energética

É, sobretudo, nos computadores portáteis, que a correcta configuração das opções energéticas tem a sua maior valia. A longevidade da bateria, mesmo quando se pensa ter a melhor configuração possível das opções energéticas, nem sempre corresponde às expectativas. É para isso que serve o relatório de eficiência energética disponibilizado pelo Windows 7. Um relatório fácil de conseguir e que regista os factores determinantes no consumo e sugere, ainda, alterações às configurações energéticas para se atingir o desejado desempenho optimizado para a eficiência.

Esta aplicação tem de ser utilizada pela linha de comandos. 

1- Abrir uma janela de linha de comandos em modo de administrador (ver Linha de comandos com direitos de administrador);

2- Na janela de linha de comandos escrever...
powercfg -ENERGY -OUTPUT caminho\ficheiro.html
 ... em que caminho\ficheiro significa, justamente, o disco e pasta onde se vai guardar o relatório produzido e, ainda, o nome do ficheiro do relatório. O resultado é produzido em HTML por isso a extensão .html a seguir ao nome do ficheiro.

Neste exemplo usou-se a seguinte linha de comandos:
powercfg -ENERGY -OUTPUT c:\energia.html
 
O ficheiro html produzido pode ser aberto em qualquer navegador da internet e está cheio de resultados surpreendentes e dicas para melhorar a eficiência energética.

Sem comentários:

Enviar um comentário