sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Limpar ficheiros eliminados no Windows 7

Quando se elimina um ficheiro no Windows o que realmente acontece é que a referência à sua localização no disco é eliminada mas o ficheiro continua intacto no disco rígido. Isto é verdade mesmo para quando se esvazia a reciclagem. É por isso que alguns programas conseguem recuperar ficheiros eliminados o que, na verdade, não é nada de extraordinário uma vez que o ficheiro nunca chegou a desaparecer. O espaço que o ficheiro ocupa passa a ser identificado como "livre", para o sistema operativo (SO), e se houver necessidade de o usar então o SO reescreve esse espaço com a nova informação. Quando isso acontece é que já começa a ser mais difícil recuperar os ficheiros eliminados.
Para eliminar, definitivamente, os ficheiros apagados podemos usar o comando "cipher" existente no windows. Este comando remove dados do espaço não utilizado em disco de forma permanente.
Para usar o comando:
1- Abrir uma janela de linha de comandos em modo de administração. Em "Procurar programas e ficheiros" do botão "Iniciar" escrever cmd e em seguida clicar as teclas CTRL+SHIFT+ENTER. Quando a janela do "Controlo de conta do utilizador" surgir clicar no botão "Sim";


2- Na janela de linha de comandos escrever o comando cipher /W:X em que X é a letra da unidade a limpar. Por exemplo, para eliminar todos os ficheiros apagados do disco C: deve usar-se o comando:
cipher /W:C
3- Esta operação requer algum tempo dependendo do tamanho do disco a analisar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário