sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Mover a localização das pastas de utilizador no Windows 8

A alteração da localização das pastas de utilizador em sistemas com SSD (solid-state drive)  é muito comum pois estas pastas de utilizador podem, facilmente, atingir vários gigabytes de tamanho pondo em risco a verdadeira função do SSD que é fornecer velocidade ao sistema e às aplicações que queremos mais rápidas.

Instalei o Windows 8, recentemente, e tentei de imediato aplicar a solução do seu irmão anterior já aqui descrita, em Mover a localização das pastas de utilizador no Windows 7.

A solução não funcionou e foi impossível recuperar a estabilidade do sistema o que me obrigou a ter de formatar o computador de novo. Na Internet encontrei soluções alternativas mas, pelos comentários dos que seguiram essas opções, não me pareceram ser de confiança.

A solução que achei adequada, e que funcionou, é a que apresento aqui, mas esta solução aplica-se a quem está a instalar o sistema operativo (SO) pela primeira vez e, por isso, não tem ainda qualquer utilizador criado. Este método também se pode aplicar a quem já tem o SO instalado, com utilizadores definidos, mas o que acontece realmente é que as pastas dos utilizadores existentes não são deslocadas para a nova localização. Só os novos utilizadores criados é que vão ser definidos na nova localização das pastas.

Características da máquina onde foram executadas as acções que constam deste tutorial:
  1. Instalação de raiz do Windows 8 Enterprise 64 bits;
  2. Máquina com 1 SSD (c:), 2 HDD (d:, e:)  e 1 DVD (f:);
  3. Pretende-se mudar as pastas de utilizadores da localização padrão c:\Users para o disco d: d:\Users.

O que é necessário:
  1. Este script;
  2. O DVD de instalação do Windows ou outro suporte equivalente.

Método 1 - Para quem está a instalar o SO pela primeira vez

1- Quando, no processo de instalação do Windows 8, se chega ao ecrã seguinte "Personalizar" não se deve avançar nem introduzir qualquer informação mas sim combinar as teclas CTRL+SHIFT+F3, todas em simultâneo e soltá-las de seguida. O computador vai reiniciar no modo de auditoria.




2- Depois de reiniciar, é possível visualizar a interface Metro do Windows 8. Clicar no Ambiente de trabalho.




3- Cancelar a janela, que se encontra aberta, da ferramenta de preparação do sistema.





4- De seguida tem de se personalizar este scrip que vai ser usado para modificar as variáveis do windows através da ferramenta de preparação do sistema. Este script foi o que usei e pode não corresponder aos seus dados. Os elementos assinalados no script são aqueles que deverão ser alterados conforme as suas características.
Abrir o ficheiro descarregado "relocate.xml" com o bloco de notas:
nota: Todas as linhas do script começam com "<"(sinal menor) e terminam com ">"(sinal maior). Há linhas que estão "moldadas" para poderem ser visualizadas.
4.1-
Nesta linha usei "amd64" porque a minha versão do Windows 8 é de 64 bits. Se a versão que está a ser instalada é de 32 bits o valor deverá ser alterado para "x86";

4.2-
 Nesta linha define-se o disco em que os utilizadores passam a ter as suas pastas definidas. Não se deve alterar a designação da pasta, apenas o disco, pois sendo "Users" uma variável do Windows, depois de criados os utilizadores, esta pasta vai ser vista como "Utilizadores" ou "Usuários"(acho eu) no português do Brasil.

4.3- 
Esta linha tem dois parâmetros que devem ser confirmados: primeiro, a letra "F:" corresponde, no meu caso, à letra do leitor de DVD que contem a instalação do Windows e que deve estar disponível para o passo seguinte. Deve, portanto, ser substituída pela letra e caminho correcto do suporte que tem o Windows 8.
"Windows 8 Enterprise" corresponde à minha versão do Windows 8. Aqui deverá ser introduzia a designação correcta do Windows: Windows 8;Windows 8 Pro; Windows 8 Enterprise; Windows 8.1;Windows 8.1 Pro; Windows 8.1 Enterprise ...

5- Terminada a definição dos parâmetros deve guardar-se o ficheiro como .xml e com o tipo de ficheiro alterado para "Todos os ficheiros". Neste exemplo guardei o ficheiro na raiz do disco d:, o mesmo para onde alterei as pastas dos utilizadores, mas este disco pode ser um disco qualquer.
nota: o ficheiro não tem de se chamar "relocate" pode ter um nome diferente mas não devem ser usados espaços nem caracteres acentuados.



6- Abrir uma linha de comandos com direitos de administrador (cursor do rato no canto inferior esquerdo do ecrã e botão direito do rato).


7- Na linha de comandos escrever "net stop WMPNetworkSvc" para terminar o serviço de partilha de rede do Windows Media Player.



8- Mudar para a pasta Sysprep escrendo na linha de comandos "cd Sysprep".


9- Executar o Sysprep com a seguinte linha de comandos "Sysprep.exe /audit /reboot /unattend:d:\relocate.xml" em que "d:\relocate.xml" é o script xml acima definido e a sua localização "d:". Estes elementos terão de ser alterados se usou outros nomes ou discos.



10- O Sysprep mostra uma janela de progresso. Deve aguardar-se até que o computador reinicie.

11- O computador reinicia no modo de auditoria. Para se sair do modo de auditoria deve-se clicar no Ambiente de trabalho da interface Metro e escolher as opções seguintes na janela de "Ferramenta de preparação do sistema" que vai estar aberta:
  • Acção de limpeza do sistema
    "Entrada na Experiência 1ª Execução (OOBE) do Sistema"
  • Opções de Encerramento
    "Reiniciar"

13- O Windows vai reiniciar e terminar a configuração do sistema interrompida no início deste tutorial.

Método 2 - Para quem já tem o SO instalado

Este método aplica-se a quem já tem o SO instalado mas de uma instalação limpa, ou seja, a instalação não pode ter resultado de uma actualização do SO ou de uma utilização prévia do Sysprep.

1- No ambiente de trabalho iniciar uma linha de comandos com direitos de administrador tal como descrito no ponto 6;

2- Introduzir os comandos:
  1. cd Sysprep
  2. Sysprep.exe /audit /reboot
3- Seguir os passos a partir do ponto 2 do método anterior.

Note que ao seguir estes procedimentos num computador com SO instalado, no final, o Windows vai-se configurar como se fosse a primeira vez. Se já existiam utilizadores definidos, as suas pastas de utilizadores não vão ser movidas para a nova localização e os nomes utilizados já não podem a ser reutilizados. 

Este tutorial foi elaborado com base no artigo de Kari
http://www.eightforums.com/tutorials/4275-user-profiles-relocate-another-partition-disk.html


Veja também neste blogue:

Sem comentários:

Enviar um comentário