A alteração da localização das pastas de utilizador em sistemas com SSD (solid-state drive) é muito comum pois estas pastas de utilizador podem, facilmente, atingir vários gigabytes de tamanho pondo em risco a verdadeira função do SSD que é fornecer velocidade ao sistema e às aplicações que queremos mais rápidas.
Instalei o Windows 8, recentemente, e tentei de imediato aplicar a solução do seu irmão anterior já aqui descrita, em Mover a localização das pastas de utilizador no Windows 7.
A solução não funcionou e foi impossível recuperar a estabilidade do sistema o que me obrigou a ter de formatar o computador de novo. Na Internet encontrei soluções alternativas mas, pelos comentários dos que seguiram essas opções, não me pareceram ser de confiança.
A solução que achei adequada, e que funcionou, é a que apresento aqui, mas esta solução aplica-se a quem está a instalar o sistema operativo (SO) pela primeira vez e, por isso, não tem ainda qualquer utilizador criado. Este método também se pode aplicar a quem já tem o SO instalado, com utilizadores definidos, mas o que acontece realmente é que as pastas dos utilizadores existentes não são deslocadas para a nova localização. Só os novos utilizadores criados é que vão ser definidos na nova localização das pastas.
Características da máquina onde foram executadas as acções que constam deste tutorial:
- Instalação de raiz do Windows 8 Enterprise 64 bits;
- Máquina com 1 SSD (c:), 2 HDD (d:, e:) e 1 DVD (f:);
- Pretende-se mudar as pastas de utilizadores da localização padrão c:\Users para o disco d: d:\Users.
O que é necessário:
- Este script;
- O DVD de instalação do Windows ou outro suporte equivalente.