terça-feira, 16 de julho de 2013

Actualizar o Samsung Galaxy Tab 8.9 GT-P7300 para a versão oficial Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich

nota: Novo artigo para este tablet em 

Instalar Android 5.1.1 no velhinho Galaxy Tab 8.9 GT-P7300


Quem tem um tablet Samsung GT-P7300 sabe que, desde que o comprou, não houve até agora qualquer actualização disponibilizada pela empresa e, por consequência, o dispositivo mantém-se com o sistema operativo original, ou seja, a versão 3 do Android,  Honeycomb, lançada em Maio de 2011. Trata-se de uma versão que já sofreu actualizações significativas pois à data deste artigo a versão disponibilizada é a versão 4.2, Jelly Bean, disponibilizada em Novembro de 2012.

A Samsung, porém, criou uma actualização para este tablet, para a versão 4.0.4, Ice Cream Sandwich, que trás melhorias significativas ao nível da velocidade de execução das aplicações e da duração da bateria. No entanto, incompreensivelmente, apenas disponibilizou esta actualização em alguns lugares do planeta e, na Europa, apenas o fez na Áustria.

Esta actualização pode ser instalada em qualquer tablet GT-P7300, mesmo que não tenha sido adquirido na Europa, pois o hardware é igual em todo o mundo. A versão disponibilizada para a Áustria contem as seguintes linguagens:
Catala
Cestina
Dansk
Deutsch (Deutschland)
Deutsch (Osterreich)
Deutsch (Schweiz)
Eesti
English (Australia)
English (New Zealand)
English (United Kingdom)
English (United States)
Espanol (Spania)
Espanol (Estados Unidos)
Euskara
Francais (Belgique)
Francais (France)
Galego
Hrvatski
Icelandic
Italiano
Kazakh
Latviesu  
Lietuviu
Macedonian
Magyar
Nederlands (Belgie)
Nederlands (Nederland)
Norsk bokmal
Polski
Portugues (Brasil)
Portugues (Portugal)
Romana
Slovincina
Slovescina
Srpski
Suomi
Svenska
Turkce
Uzbek
Russian
Chinese
Korean
Japanese

Aviso

Estes procedimentos foram realizados num PC com Windows 7. Destinam-se a todos os que têm um tablet GT-P7300 com o original 3.2 HoneyComb instalado e querem realizar uma actualização manual através do Odin downloader. Por favor, se não perceber bem o que aqui é descrito não prossiga. Os procedimentos seguintes podem inutilizar o seu tablet se forem mal executados. 
Faça uma segurança de dados do seu tablet se deseja continuar.

 

Como proceder para instalar a actualização no GT-P7300?


Se o seu tablet já está configurado correctamente no seu PC, para uso do Kies, por exemplo, não descarregue os controladores USB, caso contrário descarregue o software seguinte e os controladores 1.5.6.0 e não outros mais actuais (controladores mais recentes têm criado problemas na identificação do tablet no Windows 7).
1- Instalar os controladores e verificar a conectividade ao PC. nota: activar a depuração por USB (Definições > Aplicações > Desenvolvimento > Depuração USB);

2- Desligar o tablet do PC;

3- Desligar o tablet e voltar a ligar premindo em simultâneo os botões [POWER]+[VOLUME DOWN]. Passados dois segundos, aproximadamente, pode-se libertar o botão [POWER] mas o botão de volume deve continuar premido mesmo quando o simbolo da Samsung aparace no ecrã. O botão de volume só deve ser libertado quando a imagem seguinte aparecer;


4- (VEJA A NOTA FINAL ANTES DESTE PONTO) Depois desta imagem carregar no botão [VOLUME UP]. A imagem seguinte vai aparecer no ecrã;


5- Voltar a carregar no botão [VOLUME UP] para confirmar o aviso e continuar;



6- Quando a imagem anterior está visível deve-se ligar o tablet ao PC e esperar que seja reconhecido. Quando a mensagem de sucesso da ligação aparecer executar o Odin3;

7- O Odin3 procura o tablet e reconhece-o quando a área ID:COM fica azul e a mensagem Added!! surge na caixa de mensagens. Verificar que apenas as opções Auto Reboot e Reset Time estão activas. Clicar no botão [PDA] e escolher o firmware no formato .md5. Esperar que a mensagem de verificação do ficheiro surja na caixa de mensagens e clicar no botão [Start].


8- O Odin3 inicia o processo de actualização que pode ser visto na própria janela do software e no tablet;




 9- Depois de actualizado o tablet reinicia sozinho, mas nunca deve ser desligado do PC;



10- Feitas alguns ajustes iniciais, quando a mensagem PASS! surge o tablet pode ser desligado do PC e desfrutado. As melhorias são mesmo significativas!


Dada a idade deste dispositivo, e o comportamento que a Samsung teve com as actualizações, não parece que venha a haver mais nenhuma. Uma coisa é garantida, esta actualização vale a pena.



Nota final: Estes procedimentos mantêm todos os dados intactos no tablet. Para fazer uma instalação limpa tem de fazer uma limpeza da cache e dos dados. Para tal, no ponto 4, depois de aparecer o simbolo android seleccionado, clicar em [VOLUME DOWN] em vez de UP e depois da selecção mudar para o ícone da esquerda premir [VOLUME UP]. Surge no canto superiror esquerdo (por esta altura já deve estar a usar o tablet na vertical) um menu que pode ser percorrido com as teclas de volume. Seleccione as opções seguintes pelo botão [POWER]:
  • Wipe cache
  • Wipe data/factory reset
  • Reboot 
Depois de reiniciar retome o ponto 3.
nota: Novo artigo para este tablet em 

Instalar Android 5.1.1 no velhinho Galaxy Tab 8.9 GT-P7300

7 comentários:

  1. Ola, instalado e a funcionar...

    Obrigado pelo post.

    Na nova versão ainda existe Desenvolvimento > Depuração USB ?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Sim.
    Definições > Opções do programador > Depuração por USB

    ResponderEliminar
  3. Não tenho computador e aqui onde eu mora o povo quer cobrar o olho da cara pra fazer isso acho que vou dar por perdido

    ResponderEliminar
  4. Fiz e deu certo. Parabéns e obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Quero atualizar sem computador, como faço?

    ResponderEliminar
  6. Só é possível actualizar sem computador nos países em que a actualização foi disponibilizada.

    ResponderEliminar