sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Mover a localização das pastas de utilizador no Windows 8

A alteração da localização das pastas de utilizador em sistemas com SSD (solid-state drive)  é muito comum pois estas pastas de utilizador podem, facilmente, atingir vários gigabytes de tamanho pondo em risco a verdadeira função do SSD que é fornecer velocidade ao sistema e às aplicações que queremos mais rápidas.

Instalei o Windows 8, recentemente, e tentei de imediato aplicar a solução do seu irmão anterior já aqui descrita, em Mover a localização das pastas de utilizador no Windows 7.

A solução não funcionou e foi impossível recuperar a estabilidade do sistema o que me obrigou a ter de formatar o computador de novo. Na Internet encontrei soluções alternativas mas, pelos comentários dos que seguiram essas opções, não me pareceram ser de confiança.

A solução que achei adequada, e que funcionou, é a que apresento aqui, mas esta solução aplica-se a quem está a instalar o sistema operativo (SO) pela primeira vez e, por isso, não tem ainda qualquer utilizador criado. Este método também se pode aplicar a quem já tem o SO instalado, com utilizadores definidos, mas o que acontece realmente é que as pastas dos utilizadores existentes não são deslocadas para a nova localização. Só os novos utilizadores criados é que vão ser definidos na nova localização das pastas.

Características da máquina onde foram executadas as acções que constam deste tutorial:
  1. Instalação de raiz do Windows 8 Enterprise 64 bits;
  2. Máquina com 1 SSD (c:), 2 HDD (d:, e:)  e 1 DVD (f:);
  3. Pretende-se mudar as pastas de utilizadores da localização padrão c:\Users para o disco d: d:\Users.

O que é necessário:
  1. Este script;
  2. O DVD de instalação do Windows ou outro suporte equivalente.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Activar o Windows 8

Para activar o Windows 8 é necessário proceder do seguinte modo:

1- Na "Charm Bar" (canto superior direito) procure a aplicação Slui.exe com o parâmetro 0x3 "Slui.exe 0x3";



2- O resultado é uma aplicação cujo ícone já é familiar do Windows 7. Clicar sobre ícone;



3- A janela de activação do windows vai abrir para se introduzir a chave do Windows 8. Escrever a chave na caixa de texto inferior e clicar no botão "Activar".




sábado, 18 de janeiro de 2014

Partilhar uma pasta no Dropbox

Embora o processo seja muito simples, uma das perguntas mais comum que um novo utilizador faz quando chega ao Dropbox é - como faço para partilhar uma pasta com outro utilizador?

O vídeo seguinte mostra os passos necessários para partilhar uma pasta com um ou mais utilizadores.


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Relatório de Eficiência Energética

É, sobretudo, nos computadores portáteis, que a correcta configuração das opções energéticas tem a sua maior valia. A longevidade da bateria, mesmo quando se pensa ter a melhor configuração possível das opções energéticas, nem sempre corresponde às expectativas. É para isso que serve o relatório de eficiência energética disponibilizado pelo Windows 7. Um relatório fácil de conseguir e que regista os factores determinantes no consumo e sugere, ainda, alterações às configurações energéticas para se atingir o desejado desempenho optimizado para a eficiência.

Esta aplicação tem de ser utilizada pela linha de comandos. 

1- Abrir uma janela de linha de comandos em modo de administrador (ver Linha de comandos com direitos de administrador);

2- Na janela de linha de comandos escrever...
powercfg -ENERGY -OUTPUT caminho\ficheiro.html
 ... em que caminho\ficheiro significa, justamente, o disco e pasta onde se vai guardar o relatório produzido e, ainda, o nome do ficheiro do relatório. O resultado é produzido em HTML por isso a extensão .html a seguir ao nome do ficheiro.

Neste exemplo usou-se a seguinte linha de comandos:
powercfg -ENERGY -OUTPUT c:\energia.html
 
O ficheiro html produzido pode ser aberto em qualquer navegador da internet e está cheio de resultados surpreendentes e dicas para melhorar a eficiência energética.

Linha de Comandos Com Direitos de Administrador

Muitos comandos executados na linha de comandos do Windows 7 (a nossa amiga do antigo MS-DOS) têm de ser executados com direitos de administrador. O processo é simples como se vai descrever:
  1. Método Directo
  2. Método de Pesquisa
  3. Método por Atalho

Método Directo

Neste método vamos à localização da linha de comandos e executamos a aplicação como administrador.


1- Clicar no botão "Iniciar"|"Todos os programas"|"Acessórios" e, com o botão direito sobre "Linha de comandos" clicar em "Executar como administrador".

Configurar o Windows em modo DEUS

E se fosse possível ter na ponta dos dedos todas as configurações do Windows 7 (ou quase todas) num único local. Sim, é possível, embora essa opção esteja de alguma forma escondida no Windows.

1- Criar uma nova pasta no ambiente de trabalho (ou noutro local qualquer) e atribuir-lhe o seguinte nome:
GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}


2- Clicar  em "ENTER". A nova pasta passa a chamar-se "GodMode".


Dentro da pasta estão vários atalhos, organizadas em categorias, que permitem mais de 200 configurações diferentes do sistema operativo (na verdade são quase 300). 

Se não ficar satisfeito é porque é mesmo muito exigente. :)


Limpar ficheiros eliminados no Windows 7

Quando se elimina um ficheiro no Windows o que realmente acontece é que a referência à sua localização no disco é eliminada mas o ficheiro continua intacto no disco rígido. Isto é verdade mesmo para quando se esvazia a reciclagem. É por isso que alguns programas conseguem recuperar ficheiros eliminados o que, na verdade, não é nada de extraordinário uma vez que o ficheiro nunca chegou a desaparecer. O espaço que o ficheiro ocupa passa a ser identificado como "livre", para o sistema operativo (SO), e se houver necessidade de o usar então o SO reescreve esse espaço com a nova informação. Quando isso acontece é que já começa a ser mais difícil recuperar os ficheiros eliminados.
Para eliminar, definitivamente, os ficheiros apagados podemos usar o comando "cipher" existente no windows. Este comando remove dados do espaço não utilizado em disco de forma permanente.
Para usar o comando:
1- Abrir uma janela de linha de comandos em modo de administração. Em "Procurar programas e ficheiros" do botão "Iniciar" escrever cmd e em seguida clicar as teclas CTRL+SHIFT+ENTER. Quando a janela do "Controlo de conta do utilizador" surgir clicar no botão "Sim";


2- Na janela de linha de comandos escrever o comando cipher /W:X em que X é a letra da unidade a limpar. Por exemplo, para eliminar todos os ficheiros apagados do disco C: deve usar-se o comando:
cipher /W:C
3- Esta operação requer algum tempo dependendo do tamanho do disco a analisar.