sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Mover a localização das pastas dos utilizadores no Windows 7

Mudei o disco principal do meu computador para um disco SSD de 120 Gb. Acontece que depois de instalado o sistema operativo e reposto o que tinha em música, documentos, imagens e vídeos fiquei bem perto da capacidade máxima do disco. Como a máquina também ia ser usada também por outros utilizadores o problema de espaço ainda ia ficar mais agravado.

Isto acontece porque o sistema operativo guarda os ficheiros dos utilizadores no mesmo local em que foi instalado "C:\Utilizadores" (a pasta real é "c:\users"). É certo que nas propriedades das pastas do utilizador, as minhas imagens, os meus documentos, etc., é possível deslocar a sua localização para outro disco, mas o que acontece é que as definições do utilizador apontam sempre para a pasta original e, por vezes, depois da instalação de um programa que utiliza estas definições no seu processo de configuração, aparecem pastas duplicadas a apontar para diferentes localizações.

A melhor solução é mesmo deslocar as pastas dos utilizadores para uma nova localização e fazer com que o SO aponte definitivamente para essa nova localização.

É disso que trata este artigo, alterar a localização das pastas dos utilizadores e tornar essa localização permanente.