segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Toshiba T210 Instalação Marginal

O portátil Toshiba Satellite T210 é um bom portátil. Acontece que, este Toshiba, vem instalado com o windows 7 64 bits Home Premium Edition e uma bateria de software da Toshiba que, no arranque do sistema, desde a primeira vez, deixa em desespero o novo proprietário pela sua demora. Curiosamente, após a inicialização de todo o software, o computador funciona de forma fluida e a uma velocidade que contrasta positivamente com a lentidão do arranque. 

Sendo proprietário de uma licença do Windows 7 64 bits Professional quis, como é óbvio, atualizar a qualidade do SO através do "Windows Anytime Upgrade" o que me foi negado (talvez por a licença ser OEM, não tenho a certeza). Assim sendo, só tinha como opção reinstalar a minha versão Profissional, eliminando a pré-instalação existente (não sou apreciador de actualizações de sistemas operativos, por isso, confesso que nem tentei). 

Depois de instalado o Windows 7 64 bits Profissional comecei a instalar os controladores da Toshiba e acabei por nunca conseguir pôr a tecla de funções FN a funcionar. Isto causa bastantes transtornos, nomeadamente, na configuração da saída VGA para projectores, regulação do brilho, som, e as demais características associadas às teclas de função. 

Após alguma pesquisa percebi que o pacote se software responsável pelo controlo desta tecla é o Value Added Package. Este pacote, porém, já estava instalado e a tecla não funcionava (na busca da funcionalidade da tecla FN acabei por instalar de novo todo o software da Toshiba e voltei a ter aquela máquina pesada no arranque, que já conhecia, mas agora sem a tecla FN a funcionar).

Num artigo descobri que o Value Added Package tinha de ser instalado antes de outros pacotes mas a sugestão desse artigo também não funcionou.