domingo, 8 de novembro de 2009

Instalação do Windows XP em discos SATA

A instalação do Windows XP apresenta alguns problemas com os discos Serial ATA (SATA), pois não os detecta como discos apropriados (set up could not detect hard disk drive…) e termina o programa de seguida sem outra hipótese de escolha.
Duas hipóteses para a resolução do problema:
  1. Se o disco SATA tem controladores específicos deve existir uma disquete ou outro suporte que na fase inicial da instalação do Windows XP se podem utilizar premindo F6 (o programa de instalação do Windows XP pede para premir a tecla F6 no caso de necessidade de controladores externos);
  2. Outra solução tem a ver com o mecanismo ACHI (Advanced Host Controller Interface) que permite que o software comunique com dispositivos SATA. Uma vez que o Windows XP não veio preparado para interpretar estes dispositivos durante a instalação, a solução passa por desactivar esta opção na BIOS. Sendo que estas diferem umas das outras, não há propriamente uma solução única. Ainda assim, deve-se procurar pela designação na BIOS “SATA Management”, ou algo similar, e desactivar qualquer indicação relativa ao modo ACHI. No meu caso, alterei o modo SATA para Modo compatível, em vez do modo ACHI que estava definido quando me ocorreu este problema.